Skip to main content

Aqui, compartilhamos as iniciativas que nascem dentro da Através: da nossa escuta, da nossa trajetória e do desejo de também criar. São projetos que carregam a nossa história e o nosso jeito de fazer.

Detalhes

Criado em 2015 por Leonardo Beltrão, o projeto espalha poemas, frases e micro-histórias pelos muros da cidade, transformando o espaço urbano em território de afeto e reflexão. Com intervenções em Belo Horizonte e por todo o Brasil, os lambes poéticos reacendem o poder da palavra no cotidiano. Em 10 anos de história, o projeto lançou dois livros artesanais e, a partir de 2025, ganhará as estradas de Minas com murais e oficinas.

Detalhes

Criado no pós-pandemia, o festival nasceu do desejo de celebrar reencontros com a cidade, a cultura e as pessoas. Realizado pela Através, em parceria com a Pira e a Cingulado, reabriu a nova era de eventos do Parque Municipal de BH em 2022, com um gesto simbólico e afetivo. Desde então, promove encontros únicos no palco – como Martinho da Vila e Djonga, Leci Brandão e Coral, Roberta Sá e Arnaldo Antunes – e dedica as manhãs às crianças, com Palavra Cantada, Pé de Sonho e Pequeno Cidadão. Mais que reunir, o Novos Encontros reinventa a forma de estarmos juntos.

Detalhes

O Tapume é o primeiro festival dedicado exclusivamente aos lambe-lambes em Belo Horizonte. Em uma cidade que pulsa como um dos principais polos de artes visuais urbanas do país, o festival cola com quem já movimenta essa cena, reconhecendo, celebrando e potencializando os agentes culturais dessa linguagem. Com duas edições realizadas, o Tapume já ocupou o baixo centro e espaços consagrados das artes, em diversas regionais da cidade. Também criou a primeira Casa de Lambe-Lambes do Brasil, reafirmando seu compromisso com a experimentação, a memória e o território. Uma realização da Através, em parceria com o #UmLambePorDia.

Detalhes

Mais que um festival, o Rango de Rua é um encontro entre gastronomia, música e arte urbana, transformando a rua em ponto de encontro de famílias, turistas e apreciadores da boa comida. O evento celebra a culinária de rua em sua potência – dos quitutes populares aos grandes chefs -, ocupando a cidade com afeto e com as histórias que nascem em cada esquina.

Detalhes

Rango y Rolé é um festival cultural gratuito que ocupa as ruas de Belo Horizonte, com uma programação vibrante e acessível para todas as idades. Fruto da união entre o Rango de Rua de Varginha e o Festival Rolé, o projeto reúne música, gastronomia de rua, circo e artes visuais urbanas. Com destaque para a programação infantil e espaços de brincadeiras, o festival promove o encontro entre grandes nomes da música nacional e artistas regionais, celebrando a diversidade cultural em um ambiente inclusivo e festivo para toda a família.

Com quem
caminhamos juntos

Apresentamos aqui os projetos que acompanhamos lado a lado: de quem confia na Através para seguir junto, construindo, sonhando e realizando no presente. Cada parceria é uma travessia compartilhada.

A Macaco & Festival Sarará

Uma das maiores produtoras culturais de Minas Gerais, A Macaco é responsável por iniciativas de grande relevância no cenário nacional, como o Festival Sarará, o selo Macaco Lab e o trabalho com artistas como Lagum, Lamparina, Paige, Nath Rodrigues, Coral e tantos outros. Desde 2020, a Através atua junto a A Macaco no planejamento, na elaboração, na gestão e na prestação de contas de projetos incentivados, contribuindo para a realização de festivais, turnês, blocos de carnaval e ações de impacto, conduzidas por uma equipe plural, com forte protagonismo feminino.

Instituto Feira Preta

Referência na valorização da cultura negra no Brasil e na América Latina, o Instituto Feira Preta é parceiro da Através desde 2020. Atuamos na elaboração, gestão e prestação de contas de projetos transformadores, como o Festival Feira Preta — um dos maiores eventos da cultura e da arte negra do país, com mais de 20 edições —, o Prêmio Pretas Potências, a manutenção das Embaixadas em São Paulo e na Bahia, bem como diversas iniciativas voltadas à formação e aceleração de jovens empreendedores negros no Brasil. Uma parceria que reafirma nosso compromisso com a cultura como instrumento de transformação social.

Gerdau

Com a Gerdau, a atuação da Através ganha uma dimensão estratégica, indo além de seu tripé tradicional de elaboração, gestão e prestação de contas. Atuamos diretamente na concepção e no planejamento de ações culturais e sociais que geram impactos concretos nos territórios de atuação da empresa, como Ouro Preto, Ouro Branco e os distritos de Miguel Burnier e Lobo Leite, dentre outros.

Entre as iniciativas, destacam-se eventos como o Dia do Patrimônio, os cursos de formação em cerâmica e consultorias em leis de incentivo para o MM Gerdau, além da 1ª edição do Arte em Aço Gerdau, que resultou na doação de nove esculturas de grande porte para cidades do interior de Minas. A parceria reafirma o compromisso da Através com práticas culturais transformadoras e profundamente enraizadas nos territórios.

Virada Sustentável de Belo Horizonte

Não dá para falar de cultura sem falar de sustentabilidade. A Virada Sustentável é um dos maiores movimentos de mobilização por causas sustentáveis no Brasil, com edições em diversas capitais do país. Em Belo Horizonte, a Através atua no planejamento, na elaboração, na gestão e na prestação de contas do evento, reforçando o compromisso com um futuro mais justo, verde e possível.

Gustavo Penna

O que dizer de um dos maiores arquitetos da nossa história? A parceria é recente, mas já carrega o peso do tempo. Em colaboração com a equipe de Gustavo Penna, a Através assumiu a elaboração, a gestão e a prestação de contas de um dos volumes literários que celebram seus 50 anos de atuação.

Verbo Gentileza

Verbo Gentileza é um projeto cultural que promove ações artísticas e educativas voltadas para a valorização da gentileza como prática cotidiana e transformadora. Por meio de intervenções urbanas, oficinas, performances e atividades formativas, o projeto convida o público a refletir sobre as relações humanas e o espaço público, incentivando atitudes empáticas, colaborativas e afetivas nas cidades.

CDL/BH

A CDL/BH realiza uma das mais belas programações de Natal do país, ocupando praças, centros comerciais e espaços periféricos da capital mineira com luz, arte e afeto. Em uma atuação que vai além das leis de incentivo à cultura, a Através acompanha o projeto Natal Iluminado desde a elaboração até a prestação de contas.

Modernos Eternos

Com 10 edições realizadas, o Modernos Eternos é uma das maiores mostras de cultura, arquitetura e design do país, destacando-se não apenas pela excelência da programação, mas também por ocupar edifícios e espaços históricos de Belo Horizonte com sensibilidade e inovação. Desde 2021, a Através tem o prazer de conduzir as iniciativas relacionadas às leis de incentivo à cultura, atuando da elaboração à prestação de contas, em uma parceria sólida e inspiradora.

Sonastério

Incrustado nas montanhas de Minas, o Sonastério é um dos estúdios mais reconhecidos do Brasil, onde já gravaram alguns dos maiores nomes da música brasileira, de Gal Costa a Milton Nascimento. Atuamos juntos desde 2022, especialmente com o projeto Sonastério Ilumina, uma série que conta com artistas de diferentes gerações, em experiências audiovisuais de alta qualidade técnica e sensível entrega artística. Da elaboração à gestão, seguimos juntos para fazer da música também imagem e memória.

Máximo Soalheiro & Mineral

Máximo Soalheiro é um dos ceramistas mais importantes de Minas Gerais, quiçá do país. Em um gesto inédito, criou o espetáculo Mineral, onde suas peças se transformam em instrumentos, dando forma a um concerto contemporâneo de rara beleza. O espetáculo foi realizado em espaços consagrados, como o Palácio das Artes, a Sala Minas Gerais e o Teatro Oficina, em São Paulo. A Através tem o prazer de acompanhar essa criação singular, cuidando da elaboração e da gestão dos projetos que viabilizam o espetáculo e sua circulação, para que a arte fale por si só.

Elo Feat dos Sonhos

Encontros que chacoalham a música brasileira. Idealizado pela Cingulado – parceira da Através em diversas iniciativas, como o Festival Novos Encontros -, o projeto propõe encontros potentes entre novos nomes da música brasileira e artistas já consagrados, como Daniela Mercury, Geraldo Azevedo, Lenine, Péricles e Gaby Amarantos, entre muitos outros. Desse cruzamento de gerações nascem singles, videoclipes e, acima de tudo, muitos sonhos. A Através tem o prazer de estar em todas as etapas: elaborando, gerindo, prestando contas e apostando junto.

Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move
Cultura  é o que nos  move

Trabalhamos com a Através desde 2020, quando tudo começou em meio à pandemia — e desde então, não nos separamos mais. É uma equipe séria, leve, que entende profundamente das leis de incentivo e, principalmente, de cultura. Isso faz toda a diferença e facilita demais o nosso trabalho.

Com eles, aprovamos praticamente todos os projetos que submetemos. Equipe nota 10! Vida longa à nossa parceria.

Bell MagalhãesSócia da A Macaco

Nossa relação com a Através começou em março de 2021 e, desde então, não nos imaginamos mais sem essa parceria. Vestem a camisa, auxiliam em todas as etapas dos projetos, são ágeis, prestativos, organizados e extremamente competentes. Sem dúvida, nossos projetos evoluíram muito desde o início dessa conexão, e nossa vontade é que ela se perpetue por longos anos. Indicamos de olhos fechados!

Carolina DavisModernos Eternos

Com quem mais caminhamos

Nós,
lado a lado

ADESIAP
ADOP
ALDEIA CURADORIA
AMADORIA
ANAVILHANA
A AUTÊNTICA
BINHO BARRETO
BLOCO DA AMANDONA
BLOCO FERA NENÉM BH
BLOCO TRUCK DO DESEJO
CERÂMICA MIGUEL BURNIER
CÉZAR FÉLIX
COLETIVO LAÇO
DIA DO PATRIMÔNIO

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
ESCRITOR PARA O FUTURO

FABIANA COZZA
FRANCISCO NUK
INSTITUTO HOLOFOTES
JENNIFER SOUZA
JULIA BRANCO
LAGUM
LAMPARINA
NATH RODRIGUES
OLAVO MACHADO NETO
QUBE
UNICERVA

Vamos transformar
sua ideia em realidade?

Entre em contato conosco e descubra como
podemos viabilizar seu projeto cultural.